Pesquisa do Blog

domingo, 17 de julho de 2016

A Maior Viagem da Minha Vida...(1)

Olá Turma Boa!!!

FÉRIAS da Universidade, UFA!!!

Que semestre mais louco, não esperava tanta adrenalina aqui. Depois de um tumultuado começo de aulas com sala lotada, agitação, "deserção" de um professor no meio do curso (disciplina cancelada por esse motivo), eu reaprendendo a estudar depois de um longo tempo parado, procura de casa para alugar, emprego (onde não tem), adequação ao estilo de vida do povo local e ao ritmo da cidade de 34.000 habitantes. Em meio ao tumulto, fui selecionado para uma pesquisa de 6 meses com orientação do coordenador do curso de Turismo, mais uma responsabilidade que nem sabia se estava ao meu alcance dar conta. Ao encontrar uma casa depois de ficar por 1 semana vivendo em camping (com todas as suas dificuldades), apareceu também uma vizinha (a Paula) que me ajudou e ajuda muito aqui, por outro lado, é mais um "agito" na vida também. Resumindo meus amigos, veio tudo junto e ao mesmo tempo.
Enfim terminou o primeiro semestre e PASSEI nas disciplinas com certo "louvor" kkkkkk. Eu estava muito apreensivo com relação a minha performance, meus colegas na maioria jovens com 23 anos em média, meus professores mais jovens que eu kkkkkkkkkkk (estou velho!). Peguei exame em uma disciplina, mas passei, as demais (3), passei bem graças a Deus. 

Quero narrar essa que está sendo a maior viagem da minha vida, já se passaram 6 meses "na estrada" desde a minha saída de Caxias, percorri 630 Km até Santa Vitória do Palmar para iniciar uma nova experiência como acadêmico no curso de Turismo Binacional na FURG (Universidade Federal do Rio Grande).
Cheio de expectativas e muito empolgado com essa oportunidade cheguei na cidade com a moto carregada com o que precisava de imediato pra passar os primeiros dias. Deixei minha filha incumbida de postar as malas que deixei prontas lá em Caxias, iria receber depois que me instalasse em definitivo na cidade, por enquanto, cheguei pra viver em barraca no Camping do amigo Luís, que já tinha me acolhido quando vim pra matrícula.

Tem muita coisa pra narrar, posso afirmar que daria pra escrever pelo menos uma boa parte de um livro com o que vivi, conheci e aprendi até agora.

Vou as fotos e aos relatos que fica mais bacana;

Saindo de casa por pelo menos 4 anos!!!! Neto e filha, além da minha mãe e eu muito emocionados...

No caminho parei num posto de combustível que tem esse mural no banheiro. Platéia! kkkkkkkk

Adesivo que minha mãe grudou antes de eu sair...

Preparei a foto e PÁ!!! Me passa um senhor na frente!


Já na 471, observei muitos carros parados e pessoas colhendo frutas, parei pra saber melhor o que se passava...Colhendo Araçá. Ganhei algumas destes senhores...

Perto do Taim, encontrei o casal de SC em direção ao Uruguai. O amigo aí é o Vander.

Visualizando as torres Eólicas e os cabos onde essa energia toda caminha...




Cheguei em SVP...

Cheguei na cidade, meu primeiro dia de novo morador de SVP (Santa Vitória do Palmar).

Vagando pela cidade encontrei essa casa de lanches... kkkkkkkkk

Já fiz amigos no local...O tio me ofereceu um pátio pra ficar na casa que ele cuida no centro da cidade, imagina eu de barraca no centro da cidade kkkkkkkk

Primeiro dia, fui pra um hotel BBB, as frutas de Araçá que ganhei...

Minha 1ª casa (por 1 dia).



Agora sim, instalado no camping Estrela do Mar na praia do Hermenegildo, cantinho bacana exclusivo, com cobertura, geladeira e até fogão se quisesse utilizar. hehehe

Estava bem no local, apreciando pererecas...

O centro da praia, negócio aqui é agitado no verão! Acontece nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro da população da cidade migrar pra praia, ou seja, cidade deserta, praia lotada dos moradores locais.

A Maior Praia do Mundo!!!! Hermenegildo em Santa Vitória do Palmar.



"sensualizando"

Coisas da praia....

Eu agradecendo - OBRIGADO SENHOR!!! Já prevendo muitas bênçãos aqui.

Começa a semana da acolhida na FURG, muitas solenidades e informações.

Preocupado com o Off Road até então desconhecido aqui pra mim, descobri essa loja, proprietário é o Luís e me disse que o OFF aqui é veloterra ou o motocross (preciso outra moto).

Mais um dia na FURG, só confraternização por enquanto.

Coleguinhas, calouros e veteranos chegando no ônibus gratuito...

Diretora Adriana dando as boas vindas a todos.


Agora sim, 1º dia de aula!!!! Imagina a ansiedade.

Da praia do Hermena até o centro da cidade são 17 km e até a FURG mais uns 3, ou seja, 40 Km por dia ida e volta, já estava me estressando com essa rotina de viajar diariamente, e era verão ainda, precisava alugar uma casa no centro.
No caminho até a praia contemplamos as centenas de torres de geração de energia, a noite é um espetáculo a parte, na escuridão cada torre brilhando em vermelho no topo para alertar aeronaves.
Aqui apreciando uma das torres daquele que será em breve o Maior Parque Eólico do Mundo!!!
Até o momento é o maior da América Latina.


Fui conhecer o tal Porto de SVP, pôr do sol famoso no local (ainda não tive a oportunidade de conferir).



Lugar está abandonado, mas com enorme potencial pra lazer e turismo. Divisa com Uruguai, lugar muito bacana mesmo.

Lagoa Mirim, a maior lagoa de água doce do Brasil. Confundem a Lagoa dos Patos como a maior, mas na verdade a lagoa dos patos é uma laguna, não lagoa.
A Lagoa Mirim, como corpo de água principal da bacia hidrográfica que leva o seu nome, tem aproximadamente 185 quilômetros de extensão, largura média de 20 quilômetros e largura máxima de 37 quilômetros. As profundidades médias naturais são da ordem de 1 a 2 metros na parte norte, aumentando para 4 metros na parte central, chegando a 5, 6 metros na parte sul. Registre-se que suas costas e margens são baixas e arenosas, com profundidades mínimas e com ocorrência de banhados e juncos.





Em tempos de cheias, todo esse verde, e mais ainda alguns metros pra cima fica tudo alagado.
Eu tive a experiência de maior cheia dos últimos 30 anos, várias localidades ilhadas, a própria praia estava isolada com a água impedindo passagem pela estrada.

Ao amigo João Hilário!

Aqui no Lanche do Gordo eu passei muitos dias almoçando e jantando, comi muito Baurú(Xis) a noite. Com o Gordo (em pé), uma das muitas equipes de nordestinos que vem pra trabalhar no parque eólico.

Num belo dia, fui buscar uns charutinhos no Chuy e encontro essas figuras. Que bela surpresa.
Abraço especial amigo Guto (obrigado pela dica do livro - O Segredo de Luíza).

Comprei uma calça Jeans no Chuí e esse amigo "turco", ficou me devendo R$ 0,10, não pude deixar passar em branco!!!! Está registrado! kkkkkkkkk

As motos andam com esses pneus para enfrentar os estradões de "greda" das campanhas. Greda é uma espécie de areia, terra e pedrinhas...aquilo quando molhado meus amigos, vira um sabão só! Além do atoleiro que faz.

A igreja matriz construída em 1855 a pedido do então Comendador Manoel Côrrea Mirapalhete, fundador da cidade.


O famoso teatro independência, hoje vergonhosamente interditado pelos bombeiros devido a falta de segurança.
"O Teatro Independência de Santa Vitória do Palmar faz parte de um conjunto de obras similares espalhadas pelo Estado. Outros exemplares são o Theatro Sete de Abril, em Pelotas e o Cine Theatro Capitólio, em Bagé.  Eram equipamentos geradores de florescimento cultural, por onde passavam artistas nacionais e internacionais, aproveitando a posição estratégica das cidades próximas à fronteira com a região platina. Nos anos 1950 foi adaptado para funcionar também como cinema, passando a denominar-se Cine Theatro Independência.
O prédio foi tombado pelo Município em 2008 e declarado bem integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado no mesmo ano. Desde 1993 foi transferido ao Município em regime de comodato, por tempo indeterminado." Fonte


Nas idas e vindas da praia pra FURG, ia procurando casa pra alugar, me indicaram uma senhora que talvez tinha um "cafofo" pra alugar, fui ver a casa...falei com a Dona Antônia, chorei o preço do aluguel o máximo que pude, sem chance! kkkkkk





Lugar bem simples e pequeno, mas com um enorme pátio cheio de árvores frutíferas e uma bela churrasqueira no quintal, estava em casa!







O famoso Butiá, símbolo de SVP,  que eu comia todos os dias no pátio de casa.



Aos poucos fui dando um jeito no lugar e me estabelecendo...





Os leões que ganhei do casal Giovani e Grazi me dão proteção...


Na casa da praia da Paula achei um pé de Araçá roxo, muito doce a fruta madura.


Tempo de carnaval meio fora de época, fui curtir o barulho no centro..

O Shortinho aqui no interior é moda!

"bem gaudério"

As escolas de samba do município em alta festa, R$ 30.000,00 pra cada escola realizar o desfile.






Lions virou bar.


Comprei um caderno pra aula. Estava procurando um caderno com divisão de matérias me ofereceram esse, não pensei duas vezes. (Não fique muito perto).

As famosas ervas do Uruguai com sabor marcante, mais forte que as nossas, fabricadas na maioria no RS.
Uruguai não tem plantações de erva mate e é um dos maiores consumidores.


O famoso pancho, passar aqui no Chuy e não comer pancho feito com salsicha schneck é um crime kkk.
Espécie de cachorro quente, bem simples, mas com essa salsicha defumada que faz a diferença.

Vai uma canabis aí??? Venda liberada (com receita) na galeria no Chuy.

Os mimos que recebo da Paula, me apresentou esse tal matambre recheado, típico do Uruguai também.

O meu Off Road, o máximo que consegui a princípio foi rodar por essas estradas que levam as campanhas ou nas margens da 471.


Aqui a lembrança dos amigos e a força que se renova em mim.

A Jarra elétrica!!!!! Bah, minha vida é aqui é antes e depois dessa maravilha kkkkkkkkk
Toda casa tem isso por aqui.

Aniversário do co cunhado, Gildomar (casado com a irmã da Paula, comemorado na chácara da família. Na foto ele e os pais, o seu DaLmiro e a Vó Nêna. (o L maiúsculo é pra enfatizar a forma como pronunciam aqui)

Carro da Paula já com adesivo de escolta que fiz até perto do Taim...

Mais uma vez as torres, estranhei que estava viradas pra outro lado, quando percebi que elas giram de acordo com a direção do vento kkkkkkkkkkkkkkk


Preocupado com a ferrugem que estava tomando conta da minha moto em vários pontos fui aconselhado pelo meu Xará a passar óleo hidráulico, fui atrás e me ofereceram também outro tipo muito utilizado por aqui, maresia come geral!


Situação do Chuí!

Precisando de óleo pra motor, achei essa casa de aceite...

Moto? Triciclo?...????? Aqui no Chuy, os veículos são todos muito detonados, comum ver carros e motos caindo aos pedaços, essa aí está inteira.

Lugar pra NUNCA ir!!! Péssimo atendimento.

Sugestão de presente...

Aqui eu que fui selecionado para participar de um projeto de pesquisa...

Pizzaria no lado Uruguaio com bebida típica, Pomelo. Boa pizza.

Os uruguaios utilizam apenas pimenta branca na pizza como tempero.
Catchup, mostarda e maionese é só pra "estragar" a pizza.

Banheiro no local, Dilma e Mujica.

Meu dia a dia na Furg...bah!!!!

Erva mate no mercado de SVP...putz!!!!!!

O 660!

Paula encontrou um casal a caminho do Uruguai, pessoal da Bahia deu um adesivo pra ela...

Eu na aulinha...

Uma das morenas da FURG...

Aqui fui convidado para o primeiro churrasco de lareira da minha vida.


Recepcionei um casal de colombianos de passagem pelo Brasil, os hospedei em hotel de SVP, iriam ficar no Chuí, consegui trazer pra cá e mostrar algumas das belezas dessa cidade.


Quando fui buscá-los no centro, estava em aula quando me avisaram da chegada. Martin e esposa, trip de 32.000km.



Devidamente adesivados pela Guarda Gaúcha xt660.net. Ganhei em troca adesivo e uma pulseira deles também.

De SVP para Colômbia!!!!

Dia seguinte nossa saída em direção a Florianópolis...



Visita a praia do Hermenegildo, mar batendo forte.




Os acompanhei até o Taim.


A famosa placa na 471.

Descobri esse posto no Chuí com a gasolina mais barata da região. Bomba exclusiva pra motos.


O lugar de descaso da minha moto...coitada, dormindo ao relento.

Barão do Rio Branco e ... 

Artigas, na avenida Internacional, divisa de Chuí/BR e Chuy/UY 


Meu lar doce lar e a amiga Lilica, cachorrinha da dona da casa que não tinha casinha, fiz uma de caixa de frutas revestida com plásticos e coloquei na frente da minha porta, ela adorou a nova moradia.

Capa de chuva dos colombianos, não temos aqui essa marca, bem compacta e muito boa qualidade.

O mapa de SVP na praça principal...

Os vários monumentos da praça...




Estátua de Santa Vitória, só tem mais uma imagem dessa na Itália...


Casa típica, com duas entradas, em tempos passados só se recebia a nobreza na segunda porta principal, os mais pobres eram recebidos somente na porta da rua.

Carro modernão, fabricação desse tipo de portas aqui perto de casa.

O livro que o Jaciel Kunz, meu coordenador de curso me emprestou. Fala sobre os eventos motociclísticos na minha região da serra, trabalho de TCC de uma aluna do turismo.

O shawarma, um lanche feito com pão árabe com recheio de frango ou carne ou misto, molhos especiais, pepino e queijo. Descobri esses dias vendo o filme vingadores que o Homem de Ferro pede um desses depois de uma batalha kkkkkkkkk

Um treino pra competição de motocross perto do Uruguai, tentei entrar na pista mas não me permitiram!

Sobrou o Off dentro da cidade kkkkkkkkkk

Galpão na Sede Campeira, no centro de SVP, rodeio do 1º de Maio, muita agitação no local, excelente estrutura pra eventos.

As ferrugens na minha moto....


As Biz Off Road, comum ver motos assim aqui.

Eu e o fundador de SVP.

Colegas da FURG, Giovani, Giovanni e Giovane.

Aos amigos Iluminatis!

Primeiro churrasco da turma do 1º semestre na casa de uma colega, pessoal assa linguiça típica daqui ao invés de carne (preferência devido aos custos da carne) e tomam vinho batido com leite condensado.

Praça do Chuí!

Achei na praça.

No mercado encontrei dois Belgas que estão andando de BIKE pelo mundo, 3 anos já na estrada se não me engano, estavam indo na direção de Porto Alegre, acionei os amigos da Guarda para dar um apoio caso necessário.


Aqui o nascer da lua na praia, ao vivo estava um espetáculo.

Andando muito pela campanha e fazendas, resolvi me precaver kkkkkkkkkkk

Aqui a descoberta do ainda não famoso doce de leite de SVP, produto local, desenvolvido pelo cunhado da Paula na cooperativa Sul Leite. Muito saboroso e para muitos, superior ao famoso e consagrado conaprolle (uruguaio).

Orgulho em alguns veículos locais!

Eu coxinha, com a toca que ganhei do Zé Graff.

Relíquias no posto da gasolina barata do Chuí.


Terra de Getúlio Vargas....Praça em homenagem ao presidente brasileiro.

Outro homenageado local...

As várias placas da praça principal - Gen. Andrea.




Um Off mais gostoso até a Barra do Chuí, estrada João Gomes, muitos canteiros da Eólica na região.







A família BOT com carinho, fazia tempo que queria essa foto, consegui pegar os policiais na avenida internacional e se dispuseram a fazer a foto numa boa. 



Aos amigos Saulo e Aline de Araucária.

O 660!!!

Visita ILUSTRE, casal Geovane e Dani, puxando a fila das visitas a minha nova cidade no Extremo Sul do país. O outro casal é amigo da Paula que estava por ali.


Que imensa alegria recebê-los aqui meus amigos, muito honrado com a visita.

Paramos no Hotel Brasil e me arrisquei na pilotagem da Harley...


Depois de organizados, fomos para uma pizzaria local, forno a lenha preços justos.

O Seu Homero, estava falando pro Geovane desse homem e até levei um dos livros que ele escreveu sobre a região quando ele apareceu, foi professor da Paula... O Homem conhece muito da história local, coisa de ficar dias conversando.

Nós em SVP. O Verdadeiro Extremo Sul do país é daqui!

Um passeio no dia seguinte na praça local...Brincando com cachorros.



Uma árvore de papagaios, que na verdade são caturritas ou maritacas.

Pessoal nas compras nos free shop...
Venha você ao Extremos Sul do País pela aventura e traga a esposa pelas compras! kkkkkkkkkkkkk


Bah!!!! Paraíso dos charutos...


Casal conhecendo Shawarma!!

Bom de comer o papel alumínio kkkkkk

Visita num dia muito ruim, com vento e chuva na maior praia do mundo...

Fotoooooooo...


Foi!!! Show!!!

Na praia, entrei num buteco pra pedir água pro chimarrão, tem muita história ali também, como a desse aventureiro que todos os anos faz a travessia cassino/chuí a pé.

Até o Richard Rasmussen ( o Pierozan Rico e aventureiro) esteve por ali certa vez.
Richard...

Pierozan...

Mais um pra história do local meu amigo Geovane Jardim e o dono do lugar.


O Arroio Chuí, Uruguay a direita, Brasil a esquerda.


Pouco frio????

Aqui o casal no Farol da Barra, representado no Pórtico de SVP.

OBRIGADO SENHOR POR ESSA VISITA!!!!

Compra de produtos uruguaios, queijos, presunto e vinhos...


Confraternização na casa da Paula, churrasco de lareira, comida pra um batalhão de gente hehehehe

Dia seguinte, peguei eles no pulo saindo sem querer me incomodar kkkkkkkkkkk Cheguei no hotel e os acompanhei um trecho da estrada, chovendo o tempo todo, mas a alegria de estar na estrada com esse casal não tem preço. Obrigado meus amigos pela visita, renovaram meu corpo e alma com as suas presenças. Voltem sempre.

Boa viagem, OBRIGADO SENHOR!!!!


Na volta, o registro da placa mais uma vez.

Esses dias atrás, recebi contato do Luiz Lima de Porto Belo, dizendo que viria até aqui....me falou na Quinta que sairia na Sexta, quase duvidei dele...esperei e não é que no Sábado o homi apareceu???? kkkkk
Grande Luiz Lima, 990 Km até o Extremos Sul do País, show!!!!

Chegou no fim da tarde, cansado pra caramba...mas está aí FORTE!!!!

Acomodei o Luiz na minha cubículocasa...

Ganhei uma caneca muito massa!!!!


Tudo "arrumado" pro hóspede...

Fomos pra casa da Paula arrumar o jantar... mas antes, uma caipira de Vodka pro amigo sedento...

Fomos até o mercado e aproveitamos o Luiz pra não pegar fila no açougue kkkkkkk

Voltamos abastecidos do mercado e demos "início aos trabalhos" como diz o amigo Lucas. Chuleta, linguiça de SVP e pão com alho assados na lareira, caipira, licor de butiá pro Luiz e caipira com canela para Paula...Coca-cola pra mim!
Conversamos muito até ás 2 da manhã...combinamos de sair ás 9 no dia seguinte, tentei de todas as formas que o Luiz ficasse mais um dia por aqui, mas estava determinado a pegar a estrada no domingo mesmo.
Acabamos marcando para ás 10 a saída pois nem daríamos uma volta pela região, direto pra Mostardas então.

O Luiz no puxadinho que moro atualmente (vida de universitário meus amigos!)

A Igreja Matriz...O perfil de Luiz Lima.

Casal de Espanhol e Natalense pediram pra fazer foto pra eles, ele trabalha na Eólica e fica 6 meses em cada lugar do mundo a trabalho...

A famosa placa...


Devidamente adesivado o amigo, o acompanhei uns 40Km e fui obrigado a abortar a escolta, saí sem o forro da jaqueta e congelei o peito, na volta coloquei a bandeira do RS no peito pra segurar o frio.

Obrigado meu grande amigo Luiz pela sua visita, mais uma vez me renovo aqui e fico muito grato com essas demonstrações de carinho. 
Espero que tenhas entendido que eu não vim até aqui por um problema psicológico, estou bem, a vida me guiou pra cá kkkkkkkkkkkkkkkkk

vai com Deus amigão...

OBRIGADO SENHOR!!!!

Na volta, com o peito aquecido fui quase obrigado a entrar na estrada lateral da 471...passei por poças d'água que a moto entrava inteira...Bah!!!!! Show!!!!





Moto Suja, mas a ALMA LAVADA!!!!!

Ao amigo Zenden com carinho...

Agora vou pra minha serra, encontrar os amigos e fazer um legítimo Off Road, rever minha mãe querida, minha filha e meu neto e também o meu genro hehehe
No início de Agosto tudo começa mais uma vez por esses lados e seja como Deus quiser.
OBRIGADO SENHOR!

Um comentário:

  1. Leão., show de bola o seus relatos!!! Devagarinho as coisas vão se encaminhando com a força de Deus!!! Grande abraço do ***BQN***

    ResponderExcluir